Cinema com Mila - O Castelo Animado



Nota: 

Sinopse:
Sophie trabalha em uma loja de chapéus e tem uma vida teoricamente normal. Entretanto, quando a Bruxa das Terras Desoladas entra em sua loja, Sophie recebe um feitiço em que perde todos os anos de sua vida. 

Sophie foge de sua cidade e, vagando pelos arredores, encontra o castelo animado, onde mora o feiticeiro Howl, único que pode ajudá-la a recuperar os anos de sua vida.

Resenha
Todo anime é meio difícil de entender para quem não está acostumado. Meu primeiro anime foi "A Viagem de Chihiro" e eu não entendi nada. É importante saber que animes, principalmente filmes, seguem uma lógica totalmente diferente dos filmes americanos. Algumas coisas não vão fazer sentido no começo, mas, depois do seu terceiro anime, você vai entrar completamente no universo.

Vou começar com a primeira coisa que você precisa saber sobre animes:
É o sentimento.

Animes, OVA e mangás podem ser totalmente diferentes entre si, mas sempre acabam falando da mesma coisa: sentimentos. A sequência de cenas, o roteiro, o plano, as cores, os planos de fundo... tudo é montado para que você entenda os sentimentos dos personagens, para que você sinta a mesma coisa que eles. E eu acho que é por isso que mangás e animes são tão cativantes.


Com "O Castelo Animado" não é diferente. 
Logo na primeira cena, em que Sophie faz seus chapéus, você sente a solidão dela, e isso te aproxima do personagem. Você quer saber o que vai acontecer com a Sophie... e como ela vai deixar de ser solitária. 


Surge, então, o Howl. Ele a salva de dois guardas mal intencionado e leva Sophie para a segurança da casa da irmã dela. É uma gracinha. 


Mas, naquele mesmo dia, Sophie acaba se encontrando com a Bruxa e recebe a maldição. De 18 anos, ela passa para 80 anos.


Sem poder contar com ninguém e sem saber como reverter o feitiço, ela simplesmente foge. E é então que o filme começa de verdade (e se perde um pouco). Sophie acaba entrando no castelo animado, sem saber que quem mora lá, na verdade, é o feiticeiro Howl... o garoto que a tinha ajudado naquele mesmo dia. 


Eu fiquei um pouco decepcionada com Howl. A primeiro momento ele é um gentleman, mas, depois, ele é um garoto mimado e vaidoso. 


Por exemplo, quando ele perde a cor loira do cabelo. 


Na jornada para recuperar sua vida, Sophie conhece Calcifer (o fogo da lareira do castelo animado), Michael (o aprendiz de Howl) e o espantalho Tunip.
 

Minha cena preferida é aquela em que Sophie e Michael tomam chá perto de um lago. O filme é todo tenso, mas essa cena te acalma, parece um recomeço e marca um ponto de virada, quando Sophie se torna parte do castelo animado. Ela não é mais solitária. 


O que eu realmente não gostei foi do final. Muita informação, mas pouco tempo para entendê-las. Howl deixa de ser mimado e descobre o que ele sempre esteve procurando, um motivo para lutar. Sophie "descobre" como desfazer o feitiço. Finalmente entendemos porque calcifer não pode ser apagado e quem é, afinal das contas, o espantalho Tunip. Tudo é respondido, mas de uma forma toda embaralhada, de forma que você não sente aquele quentinho no coração de quando as coisas dão certo. Pelo menos, para mim. 


O filme é incrível, a arte é perfeita, e a idéia magnífica, só não gostei de como as coisas se desenvolveram no final... mas eu gostei do final. Dá para entender? Eu sou meio confusa.

Trailer


Spoiler
Para quem não quer ou vai acabar não vendo o filme, mas ficou com uma baita curiosidade para saber o final, aqui vai o spoiler... então, WARNING... SPOILER ABAIXO!!!

Como Sophie desfaz a maldição?
Quanto mais ela ama Howl, mas jovem fica. Não há outro jeito, apenas o amor.

Qual é a razão que Howl descobre para lutar?
Proteger Sophie.

Quem é o espantalho?
Um príncipe sob feitiço.

Final feliz?
Sim.

5 comentários:

  1. A Sophie e o Howl são lindos, como personagens entende? Tanto o livro quanto a versão animada são ótimos *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu decidi ver o filme porque eu ficava vendo as imagens deles juntos e sonhando...

    Eu só acho que o lado do romance poderia ter sido mais explorado.

    :D

    OBS: Eu adoro romances.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, esse é um dos meus filmes favoritos! Alias, tanto filme quanto livro. Acho Howl e Sophie um lindo casal. Acho a história apaixonante. Não conseguia desprender a atenção da televisão em nenhum minuto (alias, já faz um certo tempo que não assisto o filme).
    Escrevi a pouco tempo uma resenha sobre o livro. Fiquei muito feliz em ler uma resenha do filme. As vezes sinto como se poucos conhecessem esse universo.
    Adorei!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  4. Amo esse filme de paixão! E te entendo. Não gostei como as coisas foram "explicadas" no final, mas mesmo assim gostei dele. Só não consegui entender uma coisa...
    SPOLEIRR
    qal a relação do Calcifer com o Howl? Realmente boiei nessa parte. Quando a Sophie esta la na Infância do Howl e ela fala "Agora eu entendi tudo" e cai naquele buraco. E eu fiquei tipo "Calmaaee! minha filhaa! eu nao entendi, volta aqui e me explica"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm nao entendi pq raaaaaaios a Sophie destreoi o castelo e depois pede pro Calciefer dar vida a ele novamente. e a do fogo azul no final tbm, tipo, quÊ?

      Excluir

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog